Como melhorar a Fotografia com o Celular: 15 Dicas Infalíveis

C

Como melhorar a Fotografia com o Celular: 15 Dicas Infalíveis

Nem sempre é possível começar com equipamentos profissionais, por isso, separei aqui, 15 dicas infalíveis para melhorar a fotografia com o celular na sua igreja. E se você quiser se aprofundar ainda mais neste conteúdo, temos uma aula completa explanando cada ponto desses neste vídeo abaixo:

Algumas dessas dicas podem parecer um pouco óbvias, mas acredite; o óbvio precisa ser lembrado!! Tenho certeza que colocando em prática o que ensino aqui, a fotografia da sua igreja vai melhorar, mesmo usando um celular! Vamos ás dicas:

1. Limpe a Lente:

Antes de iniciar a cobertura, certifique-se de que a lente está limpa. Por ser um celular e estarmos constantemente pegando e mexendo nele, é normal encostarmos na lente e deixarmos nossas digitais lá, porém, uma limpeza rápida garante que cada detalhe seja capturado com clareza e nitidez, proporcionando o ponto de partida ideal para suas imagens.

2. Conheça seu Aparelho:

Desbrave as funcionalidades únicas do seu celular para desbloquear um mundo de possibilidades. Cada modelo tem características distintas, e conhecer a fundo o seu aparelho abre caminho para explorar o potencial máximo do seu celular.

3. Ajuste o Foco e Exposição:

Toque na tela para controlar o foco e a exposição de suas fotos. Essa prática simples concede a você controle criativo, permitindo ajustes precisos que ressaltam a essência de cada cena. Quanto melhor o modelo do seu aparelho celular, mais funcionalidades e possibilidades nessa hora. Os modelos mais recentes do iPhone e Samsung por exemplo, tem uma função de Retrato, onde o fundo da foto fica mais desfocado, trazendo aquele efeito de lente profissional.

4. Aproveite a Luz:

A iluminação é sua aliada e não sua inimiga (as vezes parece!). Independente da luz que tenha no seu ambiente, tente extrair o melhor possível para colaborar com as suas fotos. Por exemplo, aproveite feixes de luz, o movimento dos equipamentos e janelas.

Quer se aprofundar mais na teoria e prática da fotografia? No Curso de Fotografia Definitivo para Igrejas, ensino desde a teoria, a prática, configuração da câmera, fotografia de cultos na prática e muito mais!

5. Não use o Zoom:

Tenha em mente que quanto mais zoom, menos qualidade terá a sua foto; ainda mais em ambientes escuros, com pouca iluminação. Então, evite o zoom digital e opte por se aproximar fisicamente do seu objeto. Essa prática preserva a qualidade da imagem, garantindo que cada detalhe seja capturado com clareza e nitidez.

6. Observe a Composição da Foto:

Aprimore suas fotos considerando a composição, por isso, alinhar e aplicar a Regra dos Terços traz equilíbrio e harmonia visual, elevando o impacto estético de suas imagens e elevando o nível da sua fotografia.

7. Pense no enquadramento:

Varie ângulos e enquadramentos para descobrir perspectivas únicas. A exploração criativa na forma como você enquadra suas fotos adiciona profundidade e originalidade a sua foto, portanto, use os objetos e as próprias pessoas como parte do cenário para enquadrar a sua fotografia.

8. Não use o Flash:

O flash atrapalha a atmosfera de culto e pode constranger a pessoa fotografada.

Prefira a luz natural sempre que possível para evitar sombras indesejadas e destacar os detalhes de forma natural.

9.Tire suas fotos em RAW:

Fotografar em RAW oferece qualidade máxima durante a edição, permitindo ajustes detalhados e preservando a autenticidade da imagem original. Com as fotos em RAW você conseguirá corrigir a exposição da foto, gerando assim, menos ruído do que uma foto em JPG. Nem todo celular pode ter essa opção, mas tem jeito e te mostro na dica 14.

10. Conheça o local:

Conheça o ambiente ao seu redor. Faça testes de ângulos e posicionamento antes do culto ou evento começar. Além de gerar mais segurança no fotógrafo(a), agilizará mais o processo de captação, evitando movimentação desnecessária durante o culto.

11. Respeite o espaço do outro:

Ao fotografar pessoas, e principalmente um culto, respeito o espaço pessoal de cada um. Lembre-se que as pessoas estão alí para um propósito; entregar seu culto de adoração a Deus. Isso é e deve ser o mais importante, então, não atrapalhe o culto de alguém por uma foto. É o que sempre falo; Não é sobre uma foto; é sobre pessoas!!

Não é sobre uma foto; é sobre pessoas!!

Patricia Kashima

12. Edite suas fotos:

Editar suas fotos vai levá-las a um outro nível. Pequenas ajustes em brilho, contraste e cores podem transformar suas fotos sem perder a autenticidade. Se quiser aditar suas fotos com um clique, preparei um pack com 20 presets especificamente pensados para fotografia de cultos!

Cuidado ao usar outros presets de lifestyle ou até de alguns que se dizem cristãos por aí, pois geralmente a coloração deles não se adapta a necessidade da fotografia em igrejas. E jamais, aceite, pratique ou tolere a pirataria, pois é CRIME.

13. Exporte da forma correta:

Ao compartilhar suas criações, exporte as fotos com a melhor qualidade possível, pois isso garantirá que suas fotos terão qualidade mantendo cada detalhe e essência da fotografia.

14. Aplicativo de câmera:

Existem aplicativos que possibilitam uma captura de imagem com quase todas as funcionalidades de uma câmera profissional e um deles – o que eu mais gosto, é o Filmic Firstlight. Ative o modo RAW e explore um universo de possibilidades na captura de imagens com seu celular.

Essa foto abaixo foi tirada com esse aplicativo, repara na nitidez dela:

Clique na Foto para ver com qualidade no Instagram.

15. Lentes Externas [Bônus]:

E não é só isso! Vá além com lentes externas para efeitos especiais e ampliação das suas possibilidades pois esses acessórios adicionam uma camada extra de criatividade ao seu repertório, tendo inclusive tipos e milímetros diferentes de lentes.

Vou deixar aqui um álbum com fotos de um culto que fiz com o celular. Dá uma olhada no que dá pra fazer:

Clique na Foto para ver o álbum completo e com qualidade no Instagram.

Conclusão

Como melhorar a Fotografia com o Celular: 15 Dicas Infalíveis
Colocando em prática essas dicas, a sua fotografia irá para um outro nível! Claro que as limitações do modelo do seu aparelho vão existir, mas o importante é fazer o melhor com o que tem em mãos. Se este é o celular que tem hoje, seja um bom mordomo e faça o seu melhor com ele, amanhã, quem sabe, Deus já esteja preparando algo novo e melhor pra você?!

Gostou dessas dicas? Deixe sua dúvida e opinião nos comentários!

Até a próxima.

VEJA TAMBÉM: 5 DICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO DA SUA IGREJA

Foto de Capa Slate Church.

Sobre o Autor

Patricia Kashima

Adicionar Comentário

Patricia Kashima

Siga-nos nas redes sociais

Para cada rede social criamos um conteúdo especifico para o nosso público, talvez você encontre coisas aqui no site, que não vai encontrar no YouTube ou vice e versa, por isso recomendamos que você nos siga em todas as redes, dessa forma você estará sempre com contato conosco. ;)