5 dicas para melhorar a Comunicação da sua Igreja

5

A missão de qualquer cristão (entenda-se: pessoa que aceitou a Jesus Cristo como único e suficiente salvador, confessando com os próprios lábios, se arrependeu dos seus pecados e decidiu seguir a Jesus e tudo o que está na Palavra Dele.), é o famoso “IDE”. O levar a Palavra a toda criatura. Nossa missão é levar Jesus e a Palavra Dele para o máximo de pessoas possíveis, anunciar o Reino e a Volta do Messias, nesta matéria, separamos 5 dicas para melhorar a comunicação da sua igreja.

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
Marcos 16:15

Nós acreditamos piamente que o Ministério Multimídia das igrejas hoje, é uma extensão do Ministério de Missões. Porquê? 🤔 Porque fazemos exatamente isso; o ide! Levamos a Palavra através da transmissão ao vivo, dos programas de rádio, nas redes sociais e por todos os meios que a tecnologia nos coloca à disposição.

A ferramenta é neutra, o que define se ela é boa ou má, é o usuário. 
No nosso caso a ferramenta é a internet e podemos usar ela para transmitir um culto e abençoar pessoas e também podemos usar ela para propagar o ódio e tantas outras coisas ruins.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens
Colossenses 3:23

Como filhos de Deus e conhecedores da Palavra temos como obrigação fazer tudo com excelência, porque não estamos fazendo para homens, mas para Deus, o Senhor. No Ministério Multimídia não é diferente! Por isso não gostamos de gambiarras, o famoso “jeitinho brasileiro” que o povo adora.😑 (as pessoas que nos conhecem e que acompanham nossas lives, sabem do que estou falando😅)

Com este pensamento em mente, e baseado em nossa experiência de mais de 10 anos trabalhando só com igrejas, listamos 5 dicas para melhorar a comunicação da sua igreja:

1 – Planejamento e Apresentação do Projeto

Este é sem dúvidas, o principal, pois sem planejamento; não adianta seguir as dicas a seguir.

Todo projeto nasce de uma idéia; que nasce de uma necessidade; que surge de um problema. Muitas pessoas me perguntam como nós conseguimos a aprovação dos pastores em quase todos os nossos projetos. A resposta é simples; Planejamento e Apresentação.

Um dos problemas que identificamos neste primeiro ponto é que as vezes a pessoa tem uma idéia boa para melhorar a comunicação da sua igreja, mas não faz o planejamento disso. O planejamento é baseado em três coisas; saber onde está, onde quer chegar e como vai fazer para chegar onde estipulou. Sem metas mirabolantes e fora da realidade nessa hora, ok?!

Uma vez que você tem essas três coisas, coloque em um papel e literalmente, desenhe para apresentar aos seus pastores. Uma coisa é nós falarmos de tecnologia, comunicação e marketing digital para quem já tem familiaridade com isso, outra coisa é falarmos sobre isso para pessoas leigas no assunto; situação de muitos pastores de igrejas.

Primeiro eles precisam entender o que é, depois onde estão errando, o que estão perdendo e por fim, o porquê precisam melhorar a comunicação de suas igrejas.

Não deixe para “apresentar” seu projeto no final do culto, pelos corredores, na hora que o Pastor estiver na correria. Isso não funciona. Se você leva o projeto a sério, tem que fazer da forma certa desde o início; agende uma reunião com seu pastor na semana, separe algumas horas só para isso, se programe, capriche no PPT e se prepare para apresentação. Fazendo isso, ele perceberá que não é uma brincadeira, é algo sério e deve ser tratado com tal respeito e importância.

2 – Workflow Eficiente

Workflow é um termo inglês que significa “fluxo de trabalho”, na tradução para a língua portuguesa. O conceito do workflow é de uma sequência de passos necessários para automatizar processos, de acordo com um conjunto de regras definidas, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra.

Ter um workflow definido antes do projeto começar vai te economizar tempo, dinheiro e dores de cabeça no futuro. Pense em como tudo vai funcionar, tente ser o mais realista possível, automatize os processos que conseguir e os que dependem do fator humano, aprimore para diminuir as chances de erros. Desde a necessidade de uma arte, a criação, delegação de tarefas, redações, publicação entre outras demandas do departamento.

Claro que este processo vai ser melhorado conforme o projeto andar, conforme forem surgindo os problemas e necessidades, mas tudo o que puder antecipar, melhor.

3 – Padronização na Divulgação

Sim, precisamos falar sobre a padronização na divulgação das igrejas. Sem ela; perde-se muito tempo, sua comunicação fica desorganizada, muitos erros e refações. Com ela; você economiza tempo, sua comunicação fica visualmente organizada e funcional, evita alterações desnecessárias, estresse e dores de cabeça para a equipe e ajuda a melhorar a Comunicação do departamento de comunicação com os outros ministérios da igreja.

Quando eu digo padronização, ela já começou no tópico á cima; definindo seu workflow de trabalho, lá você já definiu as mídias que serão usadas na sua comunicação e o processo de trabalho. Agora você precisa definir a padronização da divulgação nessas mídias que já definiu. 

Para exemplificar melhor, imagine vai ter um evento na sua igreja, agora tente responder essas perguntas:

  • A) Como o ministério responsável pelo evento solicita a criação de arte para o seu departamento?
  • B) Quem irá receber, conferir e delegar para a equipe essa solicitação?
  • C) Qual o padrão de artes? Tamanhos, formatos específicos para cada Midia (APP, site, Facebook, Instagram, YouTube e etc)?
  • D) Quais as informações padrões que deverão constar obrigatoriamente na arte? Vai ter ou não? 
  • E) Se sua igreja tem várias congregações/filiais; elas farão as artes por lá ou será tudo centralizado em um só departamento?
  • F) Como fará para passar, explicar o padrão a todos, incluindo compartilhar arquivos e etc?

Em fim, são perguntas básicas que você precisa responder antes de começar, para quando o projeto sair do papel, já ter todas essas respostas e saber o que fazer e para onde direcionar. Estamos só na terceira, de 5 dicas para melhorar a comunicação da sua igreja, então bora continuar!

4 – Escolha das Ferramentas certas

Nessa etapa você vai selecionar as ferramentas que irão te ajudar no processo de otimização de tempo. Vou listar aqui algumas que uso ou já usei bastante no meu processo:

Gerenciamento de Jobs e Equipe

O Wunderlist e o Notion para fazer seus checklist e delegar tarefas para a equipe são bem completos! Dos que testei, foram os que mais gostei.

O Notion é bem mais completo e a quantidade de coisas que você criar e gerenciar é infinita, sério! Já o Wunderlist é mais simplista, focado na lista de tarefas mesmo. Se o objetivo é ter menos distrações, talvez o wunderlist seja ideal pra você.

Você consegue criar projetos e dentro deles jobs e dentro dos jobs, tarefas. Consegue compartilhar e adicionar pessoas nos projetos e tarefas, adicionar comentários e notas em tarefas específicas, em fim, da pra fazer muuuitas coisa! Vale a pena tirar um tempo para estudar o aplicativo! Lembrando que tem a versão web e APP para Android e iOS!

Nessa linha também existem o Todoist e Trello, pelo que vi, parece ser bem completo, porém eu nunca testei. Se você não conhece nenhuma dessas plataformas, sugiro que teste os dias gratuitos de cada uma para saber qual se adequa melhor ás suas necessidades.

Agendamento e Programação de Posts

Para não virar escravo das suas publicações, use uma ferramenta de agendamento de posts. Assim, economizará seu tempo, não precisando entrar na rede social a cada postagem. Se sua igreja já tiver um departamento/ministério (seja lá como você chama) de comunicação organizado, você poderá já deixar todas as publicações do mês inteiro programadas! Seria isso um sonho?!😅

Calma, por mais distante que esse cenário possa parecer no primeiro momento, com organização, dedicação e colaboração de toda a liderança e equipe, você consegue! 💪 Se não conseguir do mês inteiro logo no início, estabeleça metas mais reais; semanas, quinzenais e depois mensais.

Eu já usei ferramentas pagas e acho válido se você gerencia vários perfis, se é uma agência ou se quer informações mais detalhadas de métricas e analytics. Mas se for só o perfil da sua igreja, vale a pena começar pelo Creator Studio do próprio Facebook.

Na época que eu trabalha em uma agência, usávamos uma ferramenta paga porque gerenciávamos dezenas de perfis e a ferramenta do Facebook ainda era muito limitada. Mas agora, eles investiram bastante em funcionalidades e fazem atualizações constante da plataforma Creator Studio, então dá para fazer seus agendamentos tranquilamente, e o melhor; é de graça!!

Existem outras ferramentas pagas para programação de conteúdo que além das funcionalidades básicas, também fornecem um analytics com informações mais precisas e completas como, Etus, Mlabs e Hootsuit, o primeiro eu já usei e não tive do que reclamar, o segundo eu testei mas na época (já faz mais de um ano) não gostei de interface dele e também achei que perde em algumas funcionalidades para o Etus por exemplo. Já o terceiro dessa lista, nunca testei. Inclusive; se você já usa ou usou recentemente algumas dessas ferramentas, deixa nos comentários a sua opinião!

Ferramentas de Criação

Para a criação hoje, o mais popular de todos, sem dúvidas, é o Canva. Ele tem a versão gratuita e já tem milhares de templates prontos para você adaptar seu conteúdo e ter sua arte pronta em alguns minutos.

Falamos bastante que somos contra o uso de softwares craqueados, piratas. Então, se você não tem a licença de uso da Adobe para usar o Photoshop, Illustratir, inDesign, Lightroom e etc, recomendamos usar softwares gratuitos para criação de artes, como o Canva por exemplo.

5 – Colocando as idéias em Prática

Agora que você já tem tudo o que precisa, é colocar a mão na massa, juntar o seu time e tirar todas as idéias do papel! 

Planejamento é tudo, então invistam um tempo nisso. Alinhando sobre mais serão as pautas do mês, o que a liderança quer passar, os eventos que terão que anunciar e etc. Só assim, vão conseguir obter as informações com mais antecedência para terem tempo hábil para fazer todas as peças e vídeos de divulgação.

Lembre que você não vai conseguir fazer tudo sozinho por muito tempo. Por algum tempo, talvez até consiga, mas não vai ser sustentável. Então já se prepare para isso e invista em buscar pessoas que possam te ajudar neste processo.

Conclusão

Em resumo, melhorar a comunicação da igreja através do Ministério Multimídia é uma missão que requer estratégia e dedicação. Desde o planejamento cuidadoso até a execução eficiente, cada passo visa levar a mensagem de Jesus a mais pessoas, expandir o Reino de Deus na internet. Ao seguir essas estratégias, construindo uma comunicação forte e comprometida com a excelência, você transformará a maneira como sua igreja se conecta com a comunidade, fortalecendo seu propósito e impactando vidas para a glória de Deus. 🌟

Espero que estas 5 dicas para melhorar a comunicação da sua igreja tenha te ajudado!! Deixe aqui nos comentários quais tem sido as dificuldades nesse sentido na sua igreja, que tentaremos criar mais conteúdos para ajudar!!

Veja também: 7 características de um voluntário

Foto de Andrew Neel na Unsplash

Sobre o Autor

Patricia Kashima

Adicionar Comentário

Patricia Kashima

Siga-nos nas redes sociais

Para cada rede social criamos um conteúdo especifico para o nosso público, talvez você encontre coisas aqui no site, que não vai encontrar no YouTube ou vice e versa, por isso recomendamos que você nos siga em todas as redes, dessa forma você estará sempre com contato conosco. ;)