7 características de um voluntário

7

Explorar o universo do voluntariado vai além das ações visíveis – é uma jornada rica em descobertas, aprendizados e, acima de tudo, amor. Neste Dia Internacional do Voluntário, mergulhe conosco na verdadeira essência do voluntariado e descubra as 7 características de um voluntário.

Você sabia que hoje, 05 de Dezembro é comemorado o DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO?! Pois é! Que dia especial!! Aproveite para celebrar e honrar as pessoas que servem com você.

O voluntariado é mais do que uma simples contribuição; é sobre as conexões profundas que formamos, as histórias compartilhadas e as vidas que tocamos. Encontrar propósito em cada pequeno gesto revela o quanto somos enriquecidos ao dar.

As Características Distintivas dos Voluntários:

Cada voluntário possui características únicas que os impulsionam a fazer a diferença. Mas em geral, para servir, algumas dessas listadas abaixo você tem! Descubra com qual delas você mais se identifica:

1 – Altruísmo – Inspirados no Desejo Genuíno:

Um desejo genuíno de fazer o bem e contribuir para o bem-estar dos outros impulsiona o voluntário, sem esperar recompensas materiais. Ele faz porque ama e quer ajudar.

“Não façam nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não apenas dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2:3-4 (NVI)

2 – Comprometimento – Dedicando Tempo e Energia:

Voluntários dedicam tempo e energia regularmente para fazer a diferença de forma consistente, mostrando comprometimento com a causa que apoiam. Por isso, são comprometidos com o que se propõe a fazer e levam isso muito a sério.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” Colossenses 3:23 (NVI)

3 – Empatia – Conectando-se Verdadeiramente:

A capacidade de entender e compartilhar os sentimentos das pessoas é uma qualidade fundamental, por isso, voluntários muitas vezes possuem empatia, o que os ajuda a se conectar verdadeiramente com aqueles que estão de fato, necessitados.

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” Romanos 12:15 (NVI)

4 – Adaptabilidade – Flexibilidade e Resiliência:

Voluntários bem-sucedidos demonstram flexibilidade e capacidade de se adaptar a diferentes contextos e desafios em situações de servir. Se adaptam facilmente ás mudanças necessárias e demandas de última hora.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” Provérbios 3:5-6 (NVI)

5 – Colaboração – Trabalhando em equipe:

Trabalhar bem com outros é crucial para servir, por isso, buscam sempre trabalhar bem em equipe mesmo com as diferenças pessoais e de temperamentos, pois entendem que é exatamente isso que os ajudará a superar e melhorar seu próprio caráter. É isso que é “um ferro afiar o outro”!

“O corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo. Assim acontece com Cristo.” 1 Coríntios 12:12 (NVI)

6 – Resiliência – Enfrentando Desafios com Positividade:

Enfrentar desafios é inevitável, e voluntários resilientes são capazes de superar obstáculos mantendo uma atitude positiva e persistente, não esquecendo o objetivo principal do qual se propuseram a fazer parte.

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” Tiago 1:12 (NVI)

7 – Iniciativa – Proatividade e Ação:

Voluntários proativos não esperam ser orientados o tempo todo; em vez disso, têm a iniciativa de identificar oportunidades e agir para melhorar a situação ao seu redor, fazendo o que precisa ser feito.

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no devido tempo colheremos, se não desanimarmos.” Gálatas 6:9 (NVI)

Conclusão:

Essas são as 7 características de um voluntário que não apenas formam uma base sólida para servir com eficácia, mas também contribuem para o sucesso e significância do trabalho voluntário em igrejas e organizações. Ao celebrar o Dia Internacional do Voluntário, inspire-se nessas qualidades e descubra como você pode fazer a diferença. O mundo espera por voluntários comprometidos como você!

Compartilha essa matéria com um voluntário e deixe aqui seu comentário!