Usando a Comunicação da Igreja para prevenir o suicídio | Setembro Amarelo

Nós como o “Ministério de Comunicação” da igreja, temos uma missão que vai muito além de “fazer posts de frases legais para redes sociais e avisos de cultos e eventos”.

A super dica deste mês é aderir a campanhas e causas que ajudam e conscientizam a população.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção contra o suicídio(clique aqui e saiba mais!). O número de pastores e pessoas comuns que comentem suicídio só aumenta a cada ano, esta é uma campanha que sua igreja pode aderir!

Para te ajudar, criamos uma lista de coisas que você pode fazer no ministério de comunicação para levar essa mensagem adiante. Também criamos alguns materiais da Campanha de 2018 como selos, logo da campanha e posts de redes sociais para te ajudar no processo de criação! É só colocar o logo da sua igreja e usar, ou colocar os selos nas artes que você fizer!

Faça o download dos arquivos aqui e faça parte desta campanha!

COMO?

• Peça ajuda do designer, ele será seu melhor amigo, como sempre!
  • Crie conteúdos sobre o assunto (suicídio e o que leva a isso) durante todo o mês. Criaremos alguns conteúdos em nossas redes, você pode compartilhar.
  • Crie um selo próprio ou use o básico da campanha que já está pronto para uso, em todos os posts que fizer relacionado ao assunto.
  • Crie posts com palavras de ânimo, versículos e testemunhos de pessoas que conseguiram vencer a depressão (maior causa do suicídio).
  • Crie meios de ajudar as pessoas, seja disponibilizando um canal de ajuda como telefone, chat online ou gabinetes com os pastores e pessoas para conversar.

SAIA DO DIGITAL

Use as mídias offline para criar ações de impacto não só na sua igreja, mas no seu bairro e região!
(Quem fez o curso de Comunicação, sabe do que eu estou falando!)

• Se reúna com outros ministérios (recepção, jovens, adolescentes, idosos e etc) para criar ações para fazer durante o mês na sua igreja e bairro.
  • Faça materiais impressos com dicas de prevenção e distribua na igreja e região.
  • Faça camisetas e ações de evangelismo criativo durante todo o mês.

ENVOLVA O MINISTÉRIO MULTIMIDIA

Já tem uma equipe multimídia na sua igreja? Ótimo! Reúna a equipe e envolva todos nesta campanha. Um dos papeis do Ministério de Comunicação é este; fazer a ponte e unir as pessoas e diversos grupos que existem na igreja para uma causa maior.

• Trabalhe a iluminação amarela em alguns momentos do culto.
  • Crie um selo e/ou tag especial para esta campanha para usar nas transmissões ao vivo. (ou use uma das que estão prontas no material para download!)
  • Seja criativo na projeção também, usando fundos que combinem com a campanha, seja na cor, seja um selo ou uma identidade visual específica.

Vamos unir forças e usar de fato a comunicação da igreja para uma causa nobre. Se tiver mais idéias legais de como aderir a esta campanha, poste aqui nos comentários que vou atualizando para todos!