Porque usar a Projeção ou Data Show na igreja? | Igreja Multimídia

Depois do Som com certeza a ferramenta mais usada é a projeção, e se você ou a sua igreja ainda não usa ela, com certeza está perdendo uma grande oportunidade de melhorar a comunicação entre o pregador e os membros.

William Glasser um psiquiatra americano e criador da pirâmide da aprendizagem concluiu que dependendo do método / ferramenta adotado no ensino do professor o resultado da aprendizagem de cada aluno pode variar, por que cada pessoa aprende de uma forma diferente.

A teoria de William Glasser vem sendo divulgada e aplicada por professores e pedagogos por todo o mundo, e é uma das diversas teorias na área da educação pelo o mundo, mas o grande destaque dela é que confirma aquele velho ditado que ensinar, é aprender, pois quando ensinamos usamos os 95% da nossa capacidade conforme o gráfico à baixo.

Aplicação na Igreja

E se aplicarmos isso dentro da igreja ou até mesmo dentro das nossas escolas bíblicas dominicais nós poderíamos melhorar muito a qualidade de nossas aulas e ensinos se usássemos ferramentas como a projeção, veja como funciona a pirâmide de William Glasser a baixo, ele dizia que se uma pessoa ler um estudo ela poderia absorver somente 10% do conteúdo, sendo que se ela escutar já absorve 20% (que é o que usamos hoje em nossas igrejas através do som) e se usássemos o som + a projeção (imagens) nós poderíamos aumentar essa chance de absorção para 50% (ver e escutar).

Talvez seja por isso também que se aprende tanto nas escolas dominicais, pois lá nós temos revistas, imagens, audio, podemos perguntar e ser respondidos na hora aumentando as chances de ensino para 70% ou mais dependendo do método utilizado.

Ganhando Credibilidade

Além disso através da projeção nós podemos concretizar e testificar acontecimentos, ainda mais nessa época em que vivemos hoje, onde os pastores tem perdido muita a credibilidade por causa de alguns charlatões. Com isso até para pedir ajuda (braçal ou financeira) tem sido cada vez mais difícil, imagine seu pastor pedindo ajuda financeira para construir uma nova igreja ou projeto e nunca mostra fotos do andamento e progresso da construção? com certeza vai chegar uma hora que todos vão cansar de ouvir os pedidos frequentes e não “verem” resultados.

Agora imagine se a cada progresso da obra você prestar contas para a igreja através de fotos e videos na projeção para os membros e pessoas que doaram? com certeza será um grande estimulo para todos poderem continuar colaborando e ajudando a obra.

Dessa forma também evitamos fofocas e divisões, um diz X outro Y e assim vai começando boatos que poderiam ser evitados se pudéssemos mostrar ou comprovar fatos, uma coisa é o pregador falar sobre um “fusca azul” alguns nem saberão que carro se trata e outros irão imaginar um fusca azul claro, azul escuro, azul calcinha e assim por diante, dessa forma a informação contem variações e isso pode ser perigoso.

Quer montar uma projeção para a sua Igreja igual as fotos? Veja nossos serviços!

Por isso acreditamos tanto nas ferramentas multimídia como uma das formas de melhorarmos os estudos e ensino dentro das nossas igrejas, sendo uma pregação, palestra ou uma escola dominical com a projeção com certeza a qualidade do estudo será melhor!

No Louvor

ADAI PHOTO – Projeto de Projeção da Igreja Multimídia para Igreja ADAI em São Bernardo do Campo.

Hoje em dia existem diversas músicas e cantores no meio cristão e de uma igreja para outra nós sempre nos deparamos com estilos diferentes, além disso sempre temos algum visitante que provavelmente não vai conhecer certa música, e é nessas horas que nós podemos ajudar com a projeção, pois antes somente quem sabia a letra poderia cantar e agora todos nós podemos ler o que está escrito.

Na Palavra

Alguns pastores evitam de colocar os versículos e textos na projeção para não deixar os membros mal acostumados rss mas existem algumas vantagens e vale ressaltar isso, alguns membros podem ter dificuldade para enxergar e com certeza uma letra grande pode ajuda-los. Outro ponto é que visitantes nem sempre trazem suas bíblias e nem sempre a igreja tem uma equipe preparada para distribui-las ou bíblias o suficiente para emprestar, portanto se o objetivo da pregação é ensinar, acredito que seja na Bíblia de papel, no celular ou na projeção o importante é a pessoa absorver o conteúdo, e convenhamos, essa nova geração quase não usa mais papel, apenas telas e monitores.

Seja uma Igreja Multimídia!