Placa de Boas Vindas | Idéias de decoração para Igrejas

Compartilho muitas idéias legais no nosso instagram, inspirações de fotografia, cenografia, espaços, em fim… o que vou achando de interessante por aí.

Esta semana compartilhei uma idéia para recepção e evangelismo; As Placas de Boas vindas. E a galera adorou! Mas também recebi muitos directs de pessoas pedindo ajuda sobre como fazer, pois não tinham noção de como elas eram feitas.

Por isto, estou aqui hoje, para ajudar a vocês a como fazer placas de boas vindas para sua igreja!

Definindo Público e Mensagem

Em primeiro lugar você vai precisar sentar com sua equipe e definir o que quer comunicar; se é para os membros, na hora da recepção do culto, ou se será uma ação mais específica; como evangelismo ou para captar voluntários por exemplo.

Porque preciso definir isso? Porque para cada tipo de público você vai usar uma linguagem, uma mensagem diferente.

Feito isso, defina as frases que farão parte das peças. Nunca faça só uma, é meio triste ver só uma plaquinha sozinha, solitária…😅
Escolha no mínimo umas três, quatro frases bem legais (não precisa usar todas as placas no mesmo horário e no mesmo lugar!)

Conheça as Dicas de Etiqueta para fotografar cultos evangélicos.

Materiais

Existem várias possibilidades de materiais e formas de fazer essas placas, vou mostrar a que tenho visto com mais frequência e uma outra opção mais econômica, com o mesmo resultado.

– Acrílico

O jeito mais comum é usar a Placa de Acrílico como base e mandar adesivar.
As placas de acrílico podem ser encontradas no Mercado Livre por R$60 uma placa com 2mm de espessura medindo 100cm x 50cm.

Até onde pesquisei, existem várias opções de espessuras; 2mm, 3mm, 4mm, 5mm, 8mm e até 10mm. Lembre-se que se muitas pessoas vão manusear, é bom ter uma espessura maior (mas não tanto!), para ser mais resistente e diminuir a possibilidade de quebrar.

– Poliondas

Um material ainda pouco utilizado na cenografia das igrejas aqui no Brasil, mas que bomba lá fora por causa do valor e das possibilidades utilizando ele!

O poliondas é uma material de plástico corrugado, aquele das pastas escolares. É resistente e bem acessível.

Para comparação; encontramos opções no Mercado Livre de 4 Placas Poliondas, com 3mm de espessura, medindo 40x50cm por R$24! E ainda existem várias outras opções de espessuras e tamanhos, inclusive você consegue comprar a chapa inteira de 1,3×2,0m a partir de R$33!

– Adesivo

O material indicado aqui é o Vinil; ele é resistente a água e de fácil aplicação.

Verifique em gráficas próximas e fique atento ao tamanho, nem sempre eles têm as mesmas medidas das placas, então você terá que optar por adaptar um ou o outro. Geralmente as medidas padrões dos adesivos são A4, A3, A2 e A1.

Aqui, dependendo do tamanho do adesivo, você gastará a partir de R$40/cada um.

Criação

Essa é a parte que mais gosto! Hora de ver as ideias tomando forma!

Se tiver algum designer na equipe, é a hora que ele assume; mas lembre-se de passar pra ele um briefing completo com informações (frases e dimensões) e com o que vocês imaginaram para estes projetos (principalmente se ele não estava na reunião [que deveria estar!]), afinal, ele não lê pensamentos.

Não tem um designer na sua equipe? Calma, não precisa se desesperar!

Já falei aqui que não sou designer, mas me viro muito bem com as ferramentas que tenho em mãos. Sinceramente, sugiro que faça no Photoshop (se tiver a licença, claro!) e feche em .PDF, mas se não tiver existem outras opções.

Veja aqui a matéria Como criar artes para Igrejas sem ser um profissional.

Você pode usar ferramentas gratuitas que já tem alguns templates bem legais de criação, só precisa garantir que a sua arte seja salva em um arquivo de alta qualidade, com uma boa resolução para que não interfira no resultado do seu material. No Canva você consegue escolher entre tamanhos já estipulados para cada tipo de material, ou criar as suas próprias dimensões.

Vou deixar aqui algumas ideias e inspirações para aguçar a criatividade de vocês!

Gostou dessas dicas? Nos envie uma foto das suas placas! Vamos adorar ver que colocaram em prática!