fbpx

Microfones sem fio: Questões importantes para observar antes de comprar um sistema novo.

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Olá pessoal tudo bem? Vamos continuar nossa viagem pelo áudio? Vamos falar de um problema que está causando prejuízo e muita dor de cabeça para a galera que trabalha nas igrejas. Perdemos sete microfones na minha igreja, mas o que causou isso? Agora é preciso repor esses microfones, seria correto comprar mais barato? Tenho visto muitas discussões em redes sociais sobre o assunto e muitas soluções perigosas. Vamos entender melhor o problema.

O espectro de RF (Rádio Frequência) é usado por vários segmentos e a Anatel coordena sua utilização, mas infelizmente não existe um espaço dedicado apenas para microfones. Para entender melhor o processo, vamos observar como era antes da mudança e como está agora.

A bagunça começou quando foi anunciado ou desligado a TV analógica, mas qual a relação da TV com o microfone da igreja?

A TV ocupa basicamente três áreas do espectro:

  • VHF BAIXO: 54 a 88MHz (canais 2 a 6 da TV);
  • VHF HI: 174 a 216MHz (canais 7 a 13 da TV); 
  • UHF 470 a 806MHz (canais 14 a 69 da TV)

Os microfones sem fio disputam espaço com outros equipamentos e segmentos, como a TV, com alta relevância devido à potência de transmissão. Antes do desligamento da TV Analógica, os sistemas de microfone sem fio tinham certa folga, um canal de TV ocupa 6MHz do espectro, por exemplo, o Canal 15 vai de 476 a 482 MHz, ainda assim, dentro de 6MHz, a TV analógica permitia um espaço para colocar alguns sistemas e por questões técnicas não era colocado canais de vizinhos, sempre deixando um vazio. Ex: 14, 16, 18 … Os microfones tinham, além do espaço deixado dentro do canal de TV, canais inteiros livres para atuação, éramos felizes rsrs.

Em fevereiro de 2016, iniciou-se o processo de desligamento da TV analógica, o mesmo foi finalizado no dia 05 de dezembro de 2018. Seria motivo de comemorar pois os 108MHz livres eram liberados para nossos microfones, mas na verdade não foi o que aconteceu. O 4G passou a executar uma faixa de 700MHz, ou o espaço entre 698MHz (canal 52) e 806 (canal 69) está sendo usado pelo 4G. Tornando inviável o uso desses microfones, e sistemas in ear e outros que usam essa faixa, além de ser ilegal a partir da utilização do 4G. Esses aparelhos precisam ser substituídos!

Tem muita informação na internet sobre esse assunto, os fabricantes se pronunciaram e explicaram o processo, gostaria paperwritings.com neste texto de dar uma atenção especial ao que vem depois, como proceder na hora de substituir esse equipamento perdido. É preciso fazer algumas comparações com a realidade anterior, vamos lá!

ANTES DO DESLIGAMENTO DA TV ANALÓGICAAPÓS O DESLIGAMENTO DA TV ANALÓGICA
  • a TV analógica não ocupava os 6MHz na sua totalidade.
  • Uma TV digital ocupa os 6MHz.
  • Não havia canais de TV vizinhos, com isso sobrava canais livres.
  • Os Canais de Digital usam os canais vizinhos.
  • A faixa de UHF permitida era de 470 a 806MHz.
  • A faixa de UHF permitida passou a ser de 470 a 698MHz.

                São algumas comparações que mostram ou quanto perdemos na possibilidade de usar sistemas sem fio. Isso me fez ativar o alerta para soluções entregues em redes sociais, muitas perguntas frequentes: Microfone “fulano de tal é bom?” “Indica algum microfone custo benefício!” Perguntas como essas são bem frequentes, e podem jogar o dinheiro investido no ralo, pois os sistemas sem fio já tinham complexidade no uso, agora  mais ainda. Abaixo, deixo algumas sugestões para refletir antes de investir em um microfone sem fio.

  1. Caso não tenha capacidade técnica, contrate um profissional para fazer um estudo da área que fica localizada sua igreja, para que ele possa indicar como faixas de frequência mais livres;
  2. Fuja dos microfones de frequência fixa, dê preferência aos microfones que tem mais possibilidades de ajustes e configurações;
  3. Dê preferência a microfones de marcas conceituadas que vão dar suporte a uso e garantia, não invista o dinheiro da igreja em sistemas duvidosos, prefira os sistemas profissionais, em grande maioria dos casos o que serve para um não serve para outro;
  4. Dê preferência a sistemas que aceitem acessórios como antenas, combinadores, divisores etc.

Não existe “receita de bolo”,  é necessário estudar, usar e entender sua real necessidade, caso não consiga adquirir um sistema sem fio que dê segurança, invista em microfones com fio.

Por hoje é isso, aguardo as perguntas, vamos pensar sobre o assunto!!

Forte abraço e Deus abençoe a todos!

Wendell Barros

Cranial-facial massage for headache consisting of circular movements and gentle pressures on the scalp, face, cervicals, shoulders and neckline. where to buy viagra in malaysia It gives us relaxation eliminating tensions and concerns.

Share.

About Author

Servo de Jesus Cristo - Técnico - Consultor em áudio - Trabalhou como músico profissional e produtor musical por mais de 20 anos. Atualmente é técnico de áudio da Primeira Igreja Batista em Santa Monica - Vila Velha - ES. Dedica-se à capacitação de voluntários do áudio em igrejas e também consultoria de projetos de áudio e tecnologia para igrejas e no desenvolvimento do projeto #osomdaminhaigreja.