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Instagram: Saiba o que mudou em 2018 e o que fazer para ter mais engajamento

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Muito burburinho por aí sobre as mudanças no algoritmo do instagram estão rolando nesses últimos dias. Se você serve sua igreja como social media, tem uma empresa ou gerencia sua conta pessoal mesmo, já notou que o engajamento e alcance da rede diminuiu. Mesmo assim, o instagram ainda é a rede social que entrega mais engajamento até o momento.

Antes, o instagram funcionava cronologicamente, ou seja; exibiam os posts mais recentes para os usuários. Isso mudou desde o começo de 2016, quando o Tio Mark desenvolveu o algoritmo. O objetivo é que os posts mais relevantes para a experiência do usuário apareça em seus feeds em primeira mão.

Objetivo do algoritmo: Que o usuário encontre o que mais deseja em primeiro lugar.

Assista ao Vídeo dessa matéria:

Sim, 10%!

Sim, a rede social também aderiu à mesma regra que já funciona no facebook a tempos!
Ou seja; sua publicação é entregue para 10% do seu público (seguidores mais engajados), caso a publicação tenha um bom engajamento dentro desses 10% (likes e comentários), aí sim ela será entregue aos outros 90% do seu público. Mas vale lembrar que isso agora só é válido para os primeiros 60 minutos!

Resumindo; se a sua publicação não tiver um bom engajamento logo na primeira hora, logo, ela não será entregue aos outros 90% da sua rede.

Descubra aqui se a sua igreja anda apoiando a pirataria e saiba o que isso influencia.

#hashtags

Sim, a forma como usamos elas precisa mudar!
O instagram aceita no máximo 30 hashtags por post, porém o mau uso delas como; o uso em excesso e usar sempre as mesmas hashtags em todas as suas publicações, poderá taxar sua publicação como spam e sua conta sofrer punições e dependendo do caso, sua publicação pode até ser excluída sem aviso prévio.
O conselho da vez é usar apenas 5 hashtags por post, de acordo com o conteúdo. Anotou aí?

Outra coisa; se você (assim como a gente), colocava as hashtags nos comentários da publicação, saiba que isso não funciona mais. As hashtags usadas em comentários não aparecem no campo de pesquisa, sendo assim, não tem relevância nenhuma para sua publicação, então tenha como regra coloca-las na legenda da foto.

Comentários

Pois é, até eles mudaram nessa onda.
Comentários de uma, duas palavras pequenas como “Show”, “Demais!”, “Linda”, “Amém!”, emojis e etc, não serão levados em conta pelo algoritmo como engajamento.

Ou seja, se você quer ajudar um perfil a engajar, comente com uma frase, no mínimo 4,5 palavras. A idéia é criar uma interação verdadeira com o público, expressar seus sentimentos, e a ferramenta entende que com apenas uma palavra isso não é possível.

Para os perfis das igrejas e empresas, a dica é fazer posts que peçam uma interação maior. O instagram valoriza não apenas conteúdo que engaja os seguidores, mas também conteúdos que despertam o desejo de compartilhar e falar sobre.

Aproveite e veja nosso bate-papo sobre Como melhorar a Comunicação da sua igreja com super dicas!

Editar/Excluir Posts

Evite editar seus posts nas primeiras 24 horas após a publicação dele. Alterações na legenda, marcações e localização logo após sua publicação pode ser interpretada como ponto negativo ou até spam pelo algoritmo. Excluir seu post após a publicação e postar novamente logo em seguida, é um tiro no pé, pois o algoritmo identificará sua atitude como spam e sua conta poderá até ser banida.

Business Accounts

Se você gerencia o perfil da sua igreja ou empresa e ainda não fez a migração da sua conta pessoal para a conta comercial, deve fazer isso imediatamente!

O perfil de empresa terá tratamento especial e suas publicações terão mais alcance, isso porque sendo uma empresa, logo, ela tem mais chances de investir dinheiro na plataforma do Tio Mark, então, como ele é muito bonzinho, entrega seu conteúdo no feed de mais pessoas.

Além da maior exposição dos seus posts, o perfil de empresa tem outros benefícios como; Botão de contatos com email, telefone e endereço podendo trabalhar um Call-to-action (chamada para ação), criar e impulsionar campanhas, acesso a métricas e estatísticas para melhorar sua estratégia e acompanhar o crescimento e andamento das suas publicações.

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Use o Stories

Não posso falar de instagram e não falar dele: o Stories!

Os stories estão bombando e nãop param de chegar novos recursos para ele. Como as publicações dele só fica disponível por 24 horas, ele tem um melhor alcance e engajamento para as marcas.

O engajamento no Stories faz co que tanto as histórias, quanto as as postagens apareçam antes para os seguidores, então use e abuse do Stories!

Recomenda-se que sejam postados pelo menos 3,4 conteúdos diários no seu Stories, assim, o algotitmo entende que você está engajado em falar com seu público e mantê-los informados com atualizações diárias, logo, incentiva mais a rede a usar o Stories, em troca, ele te dá mais alcance. Todos ficam felizes.

Uma ótima opção dentro do Stories são os link que você consegue colocar na publicação, logo na parte de baixo aparece um botão “Saiba Mais” que te leva para uma url externa. Sonho de consumo, porém só disponível para contas com mais de 10k de seguidores. Nós aqui da Igreja Multimídia, não vemos a hora de poder usar essa funcionalidade, então você pode ajudar a gente indo lá no nosso perfil @igrejamultimidia e clicar em seguir!

Descubra aqui o porquê sua igreja deve começar a investir em transmissão ao vivo e comece pelos stories!

Sobre Agendamento

Semana passada foi um boom sobre a notícia que agora o instagram vai permitir o agendamento de posts.

É, mas na verdade nada muda, pois o agendamento deverá ser feito através de uma outra plataforma, e não dentro do próprio instagram.😑

Para quem já trabalha com redes sociais isso não é novidade, pois já utilizamos ferramentas de agendamento de posts a tempos. Inclusive tem matéria com dicas de Como melhorar o seu tempo gerenciando redes Sociais  e dicas de ferramentas aqui.

Eu sempre tento escrever menos, sério, mas é tanta informação que quando termino a matéria já está desse tamanho!😬

Se esse conteúdo foi relevante pra você e te ajudou de alguma forma, deixe seu comentário, essa é a sua forma de agradecer e ajudar a gente a continuar produzindo matérias pra vocês!

Até a próxima!😉

Fontes: Blog do Instagram, Marketing de Conteúdo, Estevão Soares.

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About Author

Patricia Kashima é cristã, empreendedora, social media, criadora de conteúdo e co-fundadora da Igreja Multimídia. Já atuou como líder de comunicação em igreja de grande porte, onde estruturou toda a comunicação e equipe, trazendo uma nova visão para a igreja. Hoje, atua ministrando cursos, treinamentos, fazendo criação de conteúdo e projetos para igrejas além de dar consultoria e palestras em eventos e Igrejas.