Iluminação de Qualidade na Igreja – Tudo o que você precisa saber

A iluminação está no nosso dia a dia, em shoppings, restaurantes, em lojas, e em diversos outros lugares. Muitas igrejas estão investindo em iluminação, mas poucas estão atentando para qualidade da luz que é utilizada. E esse é um fator fundamental para que a iluminação tenha o efeito desejado.

IRC = Índice de Reprodução de Cor

Existe um termo chamado IRC = Índice de Reprodução de Cor, um índice padrão que mede a qualidade da luz. Provavelmente você já esteve em um ambiente com lâmpadas fluorescentes e, quando tirou uma foto ou gravou um vídeo, reparou que a qualidade ficou ruim, geralmente a imagem fica esverdeada ou azulada. Essas lâmpadas fluorescentes têm um IRC baixo, já as lâmpadas incandescentes (mais quentes) possuem um IRC mais elevado e reproduzem mais cores. Dependendo da luz do ambiente em que você está, é possível ver toda a tonalidade da cor, o tom de pele real, por exemplo. Por isso, fique atento na hora de escolher as lâmpadas, as ideais são aquelas que possuem IRC acima de 80%.

Como aplicamos isso dentro da igreja?

Na igreja, assim como em outros locais, a iluminação contribui para que o ambiente se torne confortável aos olhos e o público tenha sua atenção direcionada. Tudo se trata de conforto visual. Quando você está em um ambiente bem iluminado e consegue ver todas as cores, você se sente mais confortável, não é preciso forçar os olhos e seu cérebro não precisa escolher no que focar. Na hora da ministração, se a iluminação está no pastor, sua atenção está voltada para ele e não para o músico, ou para quem está passando pelo corredor. Essa é a aplicação que nós fazemos nos nossos projetos nas igrejas, direcionando a luz de modo que as pessoas se concentrem nas áreas corretas durante o culto.

Preciso pintar a igreja de preto?

Cada igreja tem uma forma de conduzir suas atividades, e não são todas as igrejas que vão pintar as paredes de preto. Se você se sente à vontade para fazer isso, tudo bem. Mas se você sabe que os membros não aceitariam, é melhor não pintar. Porém, se a sua igreja é clara, isso não significa que não seja necessário investir em uma boa iluminação.

Se você deseja ler mais sobre esse assunto, Wilton Matos, colaborador do nosso site, fez uma matéria falando sobre os conceitos básicos de luz e cor. Assista ao nosso vídeo completo sobre esse tema:

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentário aqui.

Abraços!