Igreja americana aposta em captação HD com câmeras da Hitachi

Para igrejas por todo o mundo, o vídeo se tornou um aspecto essencial para se conectar com seus membros, oferecendo um meio poderoso para compartilhar suas mensagens para além das paredes de um local específico. Quando a igreja Grace Church, da cidade de Wooster (Ohio, EUA), lançou sua primeira iniciativa de vídeo no ano passado, ela selecinou as câmeras HDTV Z-HD5000 da Hitachi Kokusai, para a captura das celebrações e eventos ao vivo.

Atraindo mais de 2 mil visitantes toda semana a igreja possui dois locais em um mesmo prédio para as pessoas acompanharem os cultos. As celebrações ao vivo acontecem em um ginásio “transformado” em palco aos domingos, enquanto que as imagens e áudio de duas câmeras Z-HD5000 são transmitidas para duas grandes telas em um auditório separado. Além das celebrações aos domingos, as câmeras são usadas para eventos e atividades especiais, incluindo os vídeos da Escola Biblíca de Férias Grace Kids, que ficam disponíveis no site da igreja.

A facilidade de uso da Z-HD5000 traz grandes benefícios para a igreja. “Eu adoro as câmeras Hitachi, considerando que nós podemos rapidamente estabelecer uma estrutura para produções multi-câmera em um lugar onde não há nenhuma estrutura específica para operações de video”, disse Drew Boatner, produtor da Grace Church. “Nossos operadores de câmeras são voluntários e nenhum deles tinha usado câmeras profissionais antes. As câmeras Hitachi foram fáceis para que eles aprendessem, e eu posso confiar que novos voluntários irão aprender a trabalhar com elas muito rapidamente”.

A natureza dinâmica da instalação da igreja fazem com que a configuração simples e a durabilidade robusta das câmeras seja um aspecto muito importante. “Já que o local onde realizamos nossos cultos dominicais é usado como um ginásio, nós precisavamos de um equipamento que pudessemos colocá-los e retirá-los todo domingo”, diz Boatner. “As Z-HD5000 são pequenas e portáteis o suficiente que os voluntários possam rapidamente instalá-las, configurá-las e desmontá-las, e eles foram incrivelmente confiáveis em lidar com nossas transformações todo final de semana”.

Os controles de imagem da Z-HD5000 permitem à Boatner ajustar rapidamente as configurações de acordo com as condições de iluminação variáveis, enquanto que a qualidade de vídeo produzida pelas câmeras com sensores de 2/3” oferece resultados impressionantes, garante o produtor. “O ambiente muda muito de uma semana para outro, mas nós sempre conseguimos alcançar boas imagens e a maioria dos espectadores não podem dizer que nós estamos em um ginásio, ao invés de um espaço dedicado”, ele continua. “Estamos completamente satisfeitos com a qualidade”.

Compradas da integradora de sistemas CCI Solutions, as câmeras estão equipadas com lentes Fujinon e conectadas às unidades de controle (CCU) CU-HD500 e paineis de controle RU-1000 da Hitachi. Um gravador de vídeo em rede da AMX permite que os streams de vídeo ao vivo dos sermões tivessem pouca latência para serem exibidos no auditório tradicional, permitindo que a Grace Church entregasse uma mensagem única sem interferir com nas performances musicais na segunda instalação.

“O vídeo é uma ferramenta poderosa para permitir que nosso ministério cresça tanto localmente como online, e as câmeras Hitachi tem tido um papel crucial para aproveitarmos as vantagens deste meio”, diz Boatner. “Tudo começa com as câmeras e as Z-HD5000 são a base das celebrações de domingo de manhã para nossa equipe de vídeo e cria grandes experiências para todas as pessoas que estão assistindo, seja na web ou no próprio prédio”.