fbpx

Estrutura de Ganho – Pare, Olhe e Escute!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Ainda quando criança aprendemos o significado das cores do semáforo; o verde – siga, amarelo – atenção e vermelho – pare. Essa forma de observação com as cores também é usada pela indústria, na tentativa de facilitar o entendimento operacional de seus produtos.

No mundo do áudio não é diferente, essas cores também representam o nosso semáforo, ao observar o nível de sinal e executar uma estrutura de ganho de um sistema. Em equipamentos de áudio existem luzes (medidores), que podem identificar como está o nível do sinal. O sinal de áudio capturado percorre um longo caminho até chegar aos nossos ouvidos, é sobre esse caminho e seus pontos de parada que gostaria de chamar sua atenção.

Após a captura do áudio o som é transformado em um sinal elétrico, esse sinal percorre toda a extensão do cabeamento até chegar ao nosso primeiro ponto de parada: A mesa som! As pessoas costumam achar que a estrutura de ganho é executada nesse momento, sim, é a etapa mais importante, mas apenas uma delas. Vamos a ela!

Quando o sinal chega na mesa de som, ele encontra o pré-amplificador, que tem a função de ampliar esse sinal para um processamento posterior. Nesse momento, precisamos conhecer o equipamento que temos na mão.

Sua mesa é digital ou analógica? Existe diferença no ajuste de consoles digitais e analógicos? Pense nessas questionamentos! Leia o manual do equipamento é fundamental para entender o funcionamento e a segurança na operação do mesmo.

Digital ou analógico ou procedimento é o mesmo, é necessário calibrar bem para extrair o melhor do seu sinal, os conversores das mesas digitais usam o ajuste que está sendo feito, para que ele consiga entregar  o máximo de qualidade no processo de conversão.

Voltando com nossas luzes informativas, explicando de forma simples, é preciso de calibração do nível de entrada (ganho)  vá até  a faixa de operação nominal ou podemos dizer que é o  ponto em que a luz verde passa ser amarela (em alguns modelos laranja) . Nesse momento, estou usando o ganho para obter o melhor nível de sinal. Após fazer isso em todos os instrumentos, essa etapa será finalizada. Perceba que até esse momento não usamos os faders, porque eles ainda estão na posição infinito, pois controlam a saída e estamos ajustando o nível de entrada.

Agora chegou o momento de observar o nível de saída e monitorar o mesmo no medidor da saída principal da mesa de som. É importante garantir que minha mixagem esteja enviando um nível adequado para a saída, pode usar o mesmo princípio de uso (luzes), para garantir que não vamos enviar sinal de clip para os outros equipamentos da cadeia de sinal.

É muito importante que os equipamentos que estejam após a mesa de som (processadores, amplificadores, etc) estejam configurados com a mesma leitura da mesa, para que https://masterra.com/order-essay.html nossas luzes (medidores) funcionem de forma subsequente.

Execute, teste, experimente ou ensine e observe como os instrumentos vão chegar até aqui e analisando o quanto de massa sonora vamos obter nesse processo.

Grande abraço e Deus os abençoe!

Finding places with sun and lots of light Another compound that exerts a powerful effect on Serotonin production is vitamin D. viagra malaysia price Sleeping the necessary hours Lack of sleep is another major enemy in our fight against stress and tiredness.

Share.

About Author

Servo de Jesus Cristo - Técnico - Consultor em áudio - Trabalhou como músico profissional e produtor musical por mais de 20 anos. Atualmente é técnico de áudio da Primeira Igreja Batista em Santa Monica - Vila Velha - ES. Dedica-se à capacitação de voluntários do áudio em igrejas e também consultoria de projetos de áudio e tecnologia para igrejas e no desenvolvimento do projeto #osomdaminhaigreja.