Dia Internacional da Mulher: 9 Dicas do que fazer na sua igreja.

No próximo dia 08 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a celebração surgiu em 1909 sem uma data específica, em favor do voto feminino e pela igualdade dos direitos civis. Apenas em 1975 foi instituído pelas Nações Unidas o 08 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

Como no entanto, a igreja pode aproveitar essa data e a comunicação da igreja para falar sobre este assunto? Listo aqui algumas ações que vocês podem fazer:

1. Conte histórias

Pessoas adoram e se conectam com histórias, então conte histórias de mulheres que tiveram papel fundamental na história cristã, mas não se apegue apenas a esse tempo; fale também sobre mulheres cristãs atuais como a ministra Damares e a primeira dama, do trabalho e influencia que têm feito, e também conte sobre mulheres da sua proporia igreja e região, é uma ótima oportunidade para conhecer e contas suas histórias. Use as redes sociais para isso, faça posts no Instagram com fotos e texto, ou até mesmo vídeos se tiver equipe para isso.

DICA: Pesquise sobre essas mulheres; Sarah Poulton Kalley, Suzanna Wesley (mãe de John Wesley), Aimée McPherson (consagrou a primeira rádio pertencente a uma igreja nos Estados Unidos e foi a fundadora da IEQ), Ruth Bell Graham (esposa do Billy Graham), Joni Earecson Tada, Damares Alves, Michelle Bolsonaro, entre tantas outras.

2. Série de mensagens

Aproveite o mês de março para criar uma série de mensagens sobre as mulheres influentes da bíblia, aqui vão algumas sugestões; Ester, Rute, Sara, Miriã, Raabe, Abgail, Ana, Débora, Maria, Dorcas, Priscila e por aí vai, a lista é extensa!

3. Homenageia-as nos cultos

Aproveite o momento do culto para fazer homenagem a elas, seja com uma apresentação das crianças, musical, peça de teatro ou ainda escolhendo uma mulher da igreja para representar todas elas e falar, como a esposa do pastor presidente, anciã, ou quem acharem melhor.

4. Dê presentes

Todo mundo gosta de ganhar presentes, aproveite esta data e dê presentes para todas as mulheres que forem no culto. Sabemos que isso envolve um gasto, mas se isso não for problema para sua igreja, aqui vão algumas dicas do que você pode dar para elas; flores, chocolates, lenços, saquinhos com sabonetes ou toalhas personalizadas, maquiagem, bijuterias e etc. Use a abuse da criatividade!

5. Ore por todas elas

Sim, é básico, mas as vezes passa batido. Então reuna a igreja toda para orar por todas elas. Se possível, até crie uma equipe de intercessão para que elas possam receber orações e ministrações individuais.

6. Não esqueça das crianças

É importante a igreja estar alinhada com o que estão ensinando e falando no ministério infantil, para que eles se sintam parte de uma só igreja e todos falem uma só língua. Aproveite as série de mensagens sobre mulheres e também fale sobre elas nos cultos infantis, peçam as crianças para orar pelas mulheres da igreja e desenvolva atividades sobre o assunto. Inclusive, as meninas também podem ser homenageadas e receber presentes e oração, com certeza elas vão amar!

7. Assuntos tabus

Aproveite a deixa para falar sobre assuntos considerados tabus nas igrejas, mas que fazem parte do cotidiano dos jovens e adolescentes em suas escolas e faculdades, como aborto e feminismo.

8. Faça um documentário (se tiver equipe!)

Caso já tenha uma equipe de comunicação completa e engajada, você pode criar uma série de vídeos com testemunhos de mulheres da sua própria igreja para passar após o louvor ou em algum momento que faça sentido dentro da sua liturgia de culto. Essa série pode ser exclusiva para passar nos cultos ou nas redes sociais também. É sempre legal ter algo exclusivo na igreja, então você pode estrear o vídeo completo na igreja e uma versão mais curta para o Instagram.

9. Faça Desafios

Isso mesmo, aproveite o tema para engajar a igreja toda em algum desafio como; parabenizar, abraçar e porque não, até orar por alguma mulher todos os dias da semana (conhecida ou desconhecida mesmo!). Desafie a igreja a se movimentar fora da igreja, durante a semana, em seus trabalhos, escolas e locais públicos. Uma ótima forma oportunidade de levar Jesus para as pessoas!

Gostou dessa dicas? Tem mais alguma outra idéia de ações para se fazer no dia da mulher? Deixe aqui nos comentários!

Boas ações!!🙌