fbpx

Conheça o Cenário para gravação de Culto Online de 6 igrejas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Agora, em época de quarentena, onde os cultos online estão sendo o único e/ou principal meio de atividade de muitas igrejas pelo país e pelo mundo, a busca por criatividade e inspiração para criar cenários diferentes para as gravações aumentou e é a realidade de quem se preocupa e gosta desses detalhes que fazem toda a diferença.

Se você é pessoa que passa horas no Instagram e Pinterest em busca de idéias BBs (Boa e Barata), você vai adorar esta matéria!

Pesquisei o que igrejas de fora e daqui do Brasil estão fazendo com seus cenários de gravação, e listei os mais legais que encontrei para te inspirar, mas antes, preciso frisar uma coisa;

Faça com o que você tem em mãos

Isso mesmo, eu sei que é maravilhoso ficar olhando aqueles cenários perfeitos, com N coisas, iluminação sensacional, itens modernos de decoração e etc.. Mas, se você não tem tudo isso, não desanime, porque sempre dá pra fazer algo com o que temos em mãos!

Percebi que muitas igrejas estão usando a própria infraestutura da igreja como cenário; o púlpito, espaços de convivência, sala pastoral, algumas até a cantina e salas que usavam para outras coisas.

Lembrando que você também pode usar a casa legal de alguém, um canto com um sofá, um quintal com árvores, bancos e algumas almofadas, e por aí vai.. não tem limites para a criatividade e não há regras para isso, então seja realista com as suas opções e faça o melhor com o que tem.

Lembrando ainda, que estou limitando a falar apenas dos CENÁRIOS, e não da qualidade da transmissão dessas igrejas, ok?! Porque isso é assunto para outra matéria e quem sabe até um vídeo!😅

Pronto, agora dito isto, pode se inspirar;

 

Christ Alive Church, Carolina do Norte, USA

A equipe da Christ Alive usou o próprio púlpito como cenário, essa é uma ótima opção pra você que tem pouco itens de iluminação, pois dessa forma, você consegue aproveitar a iluminação da igreja sem ter que tirar ou mover os equipamentos.


Eles acrescentaram um toque mais íntimo ao espaço, usando móveis e itens de decoração da própria igreja e criaram uma sala de estar.

Veja aqui a transmissão com este cenário.

Dica: O detalhe aqui foram os bastões de LED que usaram atrás do sofá; criando uma iluminação de contorno no cabelo das meninas, e acredite; isso faz TODA a diferença!

 

 

Church on The Move, Oklahoma, USA

Aqui na Cotmtulsa, eles criaram um cenário em um dos espaços da igreja só para as gravações das orações diárias que estão fazendo neste período. Para fazer algo desse tipo é um pouco mais complexo, pois vai precisar de mais pessoas para te ajudar, além da estrutura que irá precisar como equipamentos, local para pendurar as luminárias, tapetes e etc.

Printi da transmissão

Eles usaram muitas luzes suspensas, criando uma decoração aérea e preenchendo bem os espaços. No chão, usaram 3 tapetes grandes, do estilo indiano, que também ajuda na acústica do local.

Veja aqui a transmissão com este cenário.

Fotos: @cotmtulsa

 

Agora vamos para as igrejas brasileiras, que particularmente, acho que estão dando um show de criatividade; tanto nos cenários, quanto na forma e roteiro dos cultos e programas que estão criando, acompanha aqui o que algumas delas estão fazendo;

 

Zion Church, São Paulo, SP

A Zion Church (antiga Monte Sião) é uma das referências do país, e já faz a transmissão ao vivo dos seus cultos a muitos anos mas desde o dia 15 de Março, cancelaram seus encontros presenciais e estão somente com os cultos online.

Momento da Ministração da Palavra em um dos espaços da igreja (29/03).

Eles optaram por fazer o louvor e a Palavra em ambientes separados, e não juntos como vimos nos exemplos acima. Essa é uma boa tática, pois para o espectador, acaba ficando mais dinâmico e não tão cansativo as duas horas de culto no mesmo cenário. Para a palavra eles optaram pela sala do Pastor Teófilo num domingo e no outro fizeram no Shaba Coffee, um espaço de convivência da igreja.

Momento de Louvor em ambiente diferente.

 

Para o louvor, eles usaram o próprio salão da igreja e a iluminação que já possuíam. Um detalhe muito legal aqui é não é nada complexo e muito simples de fazer, o diferencial foi a iluminação de contra que usaram; elas escondem o fundo, fazem o contorno e rendem sempre bons takes.

“Estamos priorizando a qualidade de áudio e vídeo, queremos fazer o básico bem feito, com excelência. Ter um cenário criativo é importante, porém não mais importante do que a qualidade de áudio e vídeo. Priorizar só um ou outro, acaba anulando todo o resto e interferindo na experiência de culto do espectador. Por isso o nosso foco principal neste momento, tem sido a qualidade, para que as pessoas tenham a melhor experiência de culto mesmo estando em suas casas.”  – afirma Rodrigo Kashima, Líder Técnico da Zion Church.

Dica: Temos que compreender que a experiência de culto presencial é uma coisa, e a experiência de culto online é outra, bem diferente. Então faça pensando no telespectador e não como um membro que está sentado na cadeira.

“O mais gratificante é ver todo este movimento, todo este progresso nessa área que as igrejas estão tendo, apesar da situação. Todas as curas e milagres que Deus está fazendo mesmo as pessoas estando em suas casas, através da internet. Finalmente as igrejas abriram os olhos para a multimídia, tecnologia e estão dando muito mais valor às suas equipes. Que o ministério de cada um que foi chamado para a multimídia, cresça, floresça e dê muitos frutos!!” – Completa Rodrigo.

Assista aqui a transmissão com este cenário.

Veja mais fotos aqui;

Fotos: @zionsaopaulo

 

Igreja Batista da Água Branca (IBAB), São Paulo, SP

A Ibab certamente é uma referência nacional e também já investia em transmissão ao vivo e tecnologia a muito tempo. Eles optaram por fazer o culto inteiro no mesmo espaço e usaram para isso a própria igreja, aproveitando toda a estrutura de iluminação que já tinham.

Culto Online do dia 29/03.

Aqui, mais uma vez vemos as equipes aproveitando a estrutura existente na igreja, mas dando um toque diferente. Neste caso, eles não usaram o púlpito, aproveitaram o meio da igreja, criando um fundo com vasos de plantas e usando muita iluminação de contra, dando este efeito que você vê nas fotos.

Eles também estão fazendo uma série de vídeos para crianças muito legal, chamada “Os Brinquedos do Alfredo”, onde o tio Alfredo ensina a fazer diversos brinquedos legais, no estilo Mr.Maker.

Série Ibab Kids – Os Brinquedos do Alfredo

Confira mais fotos do backstage das gravações abaixo e assista aqui a transmissão com este cenário.

Fotos: @oficialibab

 

Hangar 7 Church, Indaiatuba, SP

A Hangar 7 é uma igreja jovem no interior de São Paulo, e também está fazendo seus cultos somente online desde o dia 22/03.

A gravação aconteceu em um estúdio terceirizado.

Eles por sua vez, optaram por fazer as gravações em um estúdio terceirizado, e o próprio estúdio faz a mixagem e captação de áudio, e a equipe da igreja faz a captação de vídeo.

Ministração da Palavra. | Comentários e Pedidos de Oração em outro ambiente.

Em alguns momentos como introdução, pedidos de oração, ofertas e comentários acontece, em outra parte do estúdio, em um ambiente diferente, e a ministração da Palavra acontece no mesmo local do louvor, com um enquadramento diferente, em plano fechado no Pastor.

Assista aqui a transmissão desde culto com este cenário.

Veja abaixo fotos do backstage das gravações;

Fotos: Hangar7church

 

Lagoinha Niterói, RJ

Agora, por último, mas não menos importante.. temos a Lagoinha de Niterói, que particularmente, acho que estão dando um show de criatividade não só nos cenários, mas na programação também!

“Nosso desafio foi do dia pra noite criar uma grade diária ininterrupta de programação com uma equipe bem reduzida, mas Deus tem dado criatividade para seguir nessa jornada e já estamos vendo os frutos dessa entrega do nosso time criativo, são mais de 500 mil visualizações na última semana só no youtube, e mais de 2 mil novos começos, e é um numero que vai crescendo dia após dia, o que nos deixa muito feliz.” – Segundo Marllon Ribeiro, que é o responsável pela cenografia.

Arquibancadas usadas como fundo do programa para mulheres.

Ele ainda comentou que “são 12 programas diferentes ao longo da semana, de manhã e à noite e no domingo são 7 transmissões dos nossos cultos das 10h as 22h. A equipe é bem pequena, na maioria das vezes contando com até 12 pessoas, que se dividem entre apresentadores, roteiristas, produção e equipe técnica responsável pelo streaming, mixagem de som ao vivo e tudo mais. É um desafio ainda maior devido aos extremos cuidados que tomamos diariamente com higienização pessoal e dos equipamentos.”

Os equipamentos de luz, vídeo e áudio eles já tinham então não precisaram investir nessa parte. Nos cenários, a idéia foi ter peças versáteis pra que pudéssemos ter diversas opções, uma diferente por programa, a única coisa que construíram e em tempo recorde foram as 4 arquibancadas, que viraram divisores de estúdio, paredes de fundo (como pode conferir no programa para mulheres), objetos cênicos e outras mil funcionalidades, o resto são móveis da própria igreja, da escola e espaço criativo, que vão somando e dando forma a cada ambiente, e claro luz faz toda diferença. – finalizou Marllon.

Você pode ver todos os cultos com estes cenários clicando aqui.

Veja mais fotos dos diversos cenários e backstage das gravações aqui;

Fotos: @lagoinhaniteroi 

 

Conclusão

Use o que tem em mãos e faça o melhor com isso. Que esta matéria sirva para te inspirar a sair da caixinha e fazer algo novo e criativo aproveitando este tempo que o foco tem sido o online.

Cresça e fortaleça sua equipe, essa é a hora de mostrar todo seu potencial criativo e servir a sua igreja com seus talentos!

E aí, você gostou mais de qual cenário? Conta aqui pra gente!😃

 

Beijos a distância e até a próxima matéria!

Share.

About Author

Patricia Kashima é cristã, empreendedora, social media, criadora de conteúdo e co-fundadora da Igreja Multimídia. Já atuou como líder de comunicação em igreja de grande porte, onde estruturou toda a comunicação e equipe, trazendo uma nova visão para a igreja. Hoje, atua ministrando cursos, treinamentos, fazendo criação de conteúdo e projetos para igrejas além de dar consultoria e palestras em eventos e Igrejas.