Campanha Setembro Amarelo 2019

No ano passado aderimos a campanha do Setembro Amarelo e lançamos matérias e conteúdos em nossas mídias, incentivando as igrejas a aderirem a campanha e falar sobre o tema.

Foi um experimento que deu certo e já faz algumas semanas, estou recebendo mensagens de pessoas querendo saber o que podem fazer para participar da campanha neste ano.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 de Setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

O tema da Campanha do Setembro Amarelo de 2019 é:

Falar é a melhor Solução.

E tem o objetivo de incentivar o diálogo de um assunto que ainda é considerado tabu, e que na maioria das vezes poderia ter evitado o ato.

Segundo uma matéria da UOL, o número de suicídios no mundo diminuiu, mas não temos motivos para comemorar, pois tivemos um aumento de 24% de suicídios entre jovens de 10 a 19 anos no Brasil.

Faça o download do material da campanha de 2019 aqui.

COMO PARTICIPAR?

• Crie conteúdos sobre o assunto (suicídio e o que leva a isso, como depressão, ansiedade, e etc) durante todo o mês e compartilhe nas redes sociais e blog da igreja.
  • Crie um selo próprio ou use o básico da campanha que já está pronto para uso, em todos os posts que fizer relacionado ao assunto e use a # igrejamultimidia
  • Crie posts com palavras de ânimo, versículos e testemunhos de pessoas que conseguiram vencer a depressão (maior causa do suicídio).
  • Converse com seu pastor e vejam a possibilidade de fazer uma série de mensagens no mês de setembro com assuntos relacionados ao tema.
  • Crie meios de ajudar as pessoas, seja disponibilizando um canal de ajuda como telefone, chat online ou gabinetes com os pastores e pessoas disponíveis para conversar.

SAIA DO DIGITAL

• Use as mídias offline para criar ações de impacto não só na sua igreja, mas no seu bairro e região! (Quem fez o curso de Comunicação, sabe do que eu estou falando!)
  • Se reúna com outros ministérios (recepção, jovens, adolescentes, idosos e etc) para criar ações para fazer durante o mês na sua igreja e bairro.
  • Faça materiais impressos com dicas de prevenção e distribua na igreja e região.
  • Faça camisetas e ações de evangelismo criativo durante todo o mês.

ENVOLVA O MINISTÉRIO MULTIMIDIA

• Já tem uma equipe multimídia na sua igreja? Ótimo! Reúna a equipe e envolva todos nesta campanha. Um dos papeis do Ministério de Comunicação é este; fazer a ponte e unir as pessoas e diversos grupos que existem na igreja para uma causa maior.
  • Trabalhe a iluminação amarela em alguns momentos do culto.
    Crie um selo e/ou tag especial para esta campanha para usar nas transmissões ao vivo. (ou use uma das que estão prontas no material para download!)
  • Seja criativo na projeção também, usando fundos que combinem com a campanha, seja na cor, seja um selo ou uma identidade visual específica.
Faça o download do material da campanha de 2019 aqui.

Comece a se planejar e não esqueça de usar a hashtag #IGREJAMULTIMIDIA, assim, a gente pode acompanhar tudo o que vocês estão fazendo de legal!

Espero que você tenham gostado dessas dicas e bora trabalhar que setembro já está aí!😅

Beijos, e até a próxima matéria!