Quanto tempo dura uma câmera fotográfica? Descubra sua vida útil

Como qualquer outro equipamento, as câmeras fotográficas também tem seu tempo limitado de vida útil; ou seja, apesar do alto investimento, ela não durará para sempre.😅

O obturador é a parte mais sensível da câmera e que pode apresentar mais problemas, pois precisa se movimentar inúmeras vezes e como qualquer peça mecânica, uma hora ou outra, vai parar. Ele abre e fecha em frações de segundos, chegando a até mais de 1/8000 de segundo, muito rápido né?!

Mas calma, se acontecer alguma coisa com seu obturador, basta enviar a uma assistência autorizada, pois na grande maioria das vezes, eles conseguem consertar e você terá uma máquina como nova. Mas cuidado com assistências paralelas, sem referências, pode até piorar a situação. A dica aqui é; não busque o menor preço, procure por quantidade de clientes satisfeitos. Seu equipamento é muito caro para você arriscar em qualquer lugar por causa de alguns reais.

Por isso, suspeite de câmeras usadas com valor muito a baixo do padrão, sempre pergunte a quantidade de cliques e peça o printi/imagem da tela da câmera para confirmar a informação.

Saber a quantidade de cliques que sua câmera tem é importante para saber se está chegando a hora de fazer uma manutenção ou até de trocar o equipamento. Dessa forma, você consegue se planejar com antecedência e evitar imprevistos.

QUANTIDADE DE CLIQUES DA CANON E NIKON

Foi bem difícil encontrar a quantidade de cliques de vida útil das câmeras fotográficas, mas depois de algumas pesquisas, chegamos a alguns números, porém não se desespere, estes números não são exatos, varia de câmera para câmera e é muito comum o relato de usuários que ultrapassaram a quantidade mencionada e não tiveram problemas com o equipamento. Estes números são apenas uma base (principalmente para compra), significa que os modelos foram testados e funcionaram até X quantidade de cliques normalmente.

CANON

Cliques: 300,000

D4s, D4
Cliques: 400,00

Beleza, agora que você já tem uma idéia de quanto tempo dura sua câmera, vamos descobrir com quantos cliques a sua está?😃

COMO DESCOBRIR QUANTOS CLIQUES MINHA CÂMERA TEM

1 – Vá para o site Camera Shutter Count
Você verá que aparecerá os modelos suportados pelo site. Você vai ver que suporta quase todos os modelos da Canon, da Nikon, Pentax e até Samsung.

2 – Pegue a última foto tirada com sua câmera (ou tire uma nova) e envie para o computador. Lembre-se que ela não pode ser editada.
3 – Clique em “Escolher Arquivo” e seleciona a sua foto
4 – Clique em “Upload” e espere carregar
5 – Aparecerá então a quantidade de cliques que sua câmera tem (o número maior), modelo do equipamento e porcentagem da vida útil utilizada.

Você pode estar se perguntando, ah, mas eu tenho uma Sony, e agora?😐
Calma, eu tenho uma Sony A6300 e fiz o teste e funcionou. O site dá o número que cliques que a câmera tem, mas não lê o modelo e também não dá a porcentagem de vida útil utilizada. Mas tudo bem, para a informação principal, ele funciona!

Para os usuários da Sony, eu não encontrei a quantidade de cliques de nenhum dos modelos, se você souber, manda aqui pra gente atualizar a matéria!

Faça o teste a descubra com quantos cliques a sua câmera está e compartilha aqui com a gente!

Até a próxima matéria🙌

Fonte: Canon, Nikon, techtudo.