5 Filmadoras Usadas de Baixo Custo para Transmissão AO VIVO em Igreja

Um dos itens mais importante para iniciarmos uma transmissão ao vivo em nossa igreja é usar uma filmadora, essa deverá ter saída HDMI ou SDI para conectarmos à Placa de Captura e ligar ao computador que fará o corte ou a transmissão do vídeo.

Quando entramos nesse assunto de qual filmadora escolher, nos deparamos com diversos parâmetros e que muitas vezes se torna difícil acertar em qual filmadora comprar. Portanto preparamos essa matéria com 5 modelos de filmadoras USADAS que nós já usamos e recomendamos sem medo de ser feliz.

1 – Canon HV20, HV30 ou HV40

Eu, pessoalmente já tive uma HV20 no Japão e usava para filmar os Drift noturno rss, ela é uma filmadora de 2007 porém ainda com ótima qualidade, filma em fita HDV mas para transmissão ao vivo não precisa necessariamente gravar, só transmitir através do HDMI. Ela também tem a opção de limpar as informações da saída HDMI, assim não vai nenhum texto ou ícone indesejado e enxerga muito bem a noite.

Preço Médio Usado R$ 600 ~ R$ 1.500

2 – Sony HXR MC2000 ou MC2500

Saindo um pouco do formato amador e indo para um formato mais “profissional” a Sony MC2000 ( fabricação de 2011) e outros modelos são filmadoras de “ombro” e podem ser mais confortáveis na hora de filmar em pé sem tripé. Já gravam em memória interna de 64GB e não depende de fitas. Serve bem para quem precisa transmitir ao vivo e gravar algum material fora da igreja como entrevista, ensaio e etc. Apesar de ser robusta, a qualidade dela não muda muita em relação a Canon HV20, mas melhora em alguns aspectos como microfone boom, bateria semi-profissional, eyecup, e suporte de ombro.

Preço Médio Usado R$ 2.000 ~ R$ 4.000

3 – Sony HXR NX5

A NX5 na época que foi lançada era a TOP custo X Beneficio entre as empresas de Casamento e eventos, mas não era atoa, com uma qualidade de imagem boa gravava em cartões SD CARD com dois slot, quando um acabava começava a gravar no outro. A grande outra vantagem são os 3 anéis separados, Foco, Zoom e abertura da lente, todos os botões ficam acessíveis sem depender de entrar em menu e telas touch que são um saco e atrapalham o processo de configuração. Eu particularmente gosto de trabalhar com a NX5 até hoje (2017) dependendo do tipo de evento, se for AO VIVO funciona extremamente bem ainda mais por que ela tem saída SDI e HDMI. Lembrando que à partir desses modelos já temos a marcação de DRUM RUN Horas x Funcionamento x Gravação, seria a quilometragem dos carros nas filmadoras. Cuidado, a NX5 tem a irmã mais velha que saiu agora em 2016, é a NX5R, portanto não confunda na hora de escolher.

Preço Médio Usado R$ 4000 ~ R$ 9.000

4 – Sony PMW EX1

Entrando em uma linha mais profissional a EX1 ainda oferece uma ótima qualidade de imagem, ela já faz parte da Linha CineAlta da Sony onde os componentes internos já são mais profissionais, algumas emissoras como a rede tv usam elas até hoje em alguns casos e foi por muito tempo usada em grandes emissoras ao redor do mundo. A única desvantagem que vejo nessa filmadora são os cartões SXS da Sony que não popularizou, são caros, precisam de leitores específicos e são uns dinossauros. Mas se já vier no kit os cartões e leitor, não tem o por que se preocupar. Em todo o caso, preferiria gravar em um gravador externo para maior agilidade. Atenção, muitas locadoras usam essas filmadoras ainda, talvez valha a pena locar uma antes de comprar e tomar cuidado com o DRUM dela, verificar se não é tão rodada assim.

Preço Médio Usado R$ 6.000 ~ 11.000

5 – Sony PMW EX3

A EX3 é a irmã mais velha da EX1, com melhor qualidade de imagem e lente. Ela já possui apoio de ombro e tem um viewfinder que já é um eyecup. Possui mais saídas profissionais SDI, GEN LOCK, TIMECODE e mais ajustes, ainda hoje uma ótima câmera e usada também por emissoras de TV para reportagens. O contra dela é o cartão SXS como já falei igual da EX1, mas tendo todos acessórios é ok. Na hora de comprar, veja os anéis das lentes se tem muito jogo, fique esperto com a quantidade de horas do DRUM e se possível mande em uma autorizada ver o estado real.

Preço Médio Usado R$ 7.000 ~ R$ 14.000

Precisa de um projeto de transmissão ao vivo para sua igreja de ótimo Custo X Beneficio? Nós podemos lhe assessorar, entre em contato por WhatsApp (11) 99100-9788.

Minha Opinião

Hoje se tivesse que montar um projeto com filmadoras usadas e com uma ótima qualidade de imagem, eu iria de  NX5, EX1 e EX3 sem problema, mas é sempre importante estudar cada caso separado e se atentar aos cuidados dessas filmadoras. É comum encontrarmos filmadoras com 400, 600 horas de uso em bom estado e durarem até 3.000, 6.000 horas sem dar problema, mas também ocorre de filmadoras darem pau com menos de 1.000 horas e muitas vezes por que o antigo dono era um cavalo rss.

Portanto ter a certeza de estar comprando um equipamento bom é fundamental na hora de fechar negocio, pois nos modelos superiores, mesmo usadas elas são caras.